RADIOATIVIDADE: Uma fronteira entre o bem e o mal

|
O tema radioatividade além de ser complexo é também muito polêmico. Sua importância e suas diversas aplicações em nosso dia-a-dia vão de contra aos medos daqueles que ao menos já ouviram falar dos acidentes causados por este, como o de Goiânia que matou muitos dos que tiveram contato direto com o material e deixou sérias conseqüências em outros onde o contato se deu indiretamente, mas vale lembrar que esses acidentes foram causados pelo mau manuseio de quem pouco ou nada conhecia o que estava em suas mãos.
Alguns países teriam grandes prejuízos se materiais radioativos fossem tirados de circulação já que este lhe serve como fonte de energia, com certeza perderíamos muitos benefícios conquistados ao longo do tempo.

5 comentários:

Luiz Fernando Sampaio Fonseca Junior disse...

Buscamos aprofundar e compartilha o tema radiotividade e creio que teve um bom resultado. Pois as pessoas tem uma visão da radiotividade como algo que traz somente maleficios, procuramos esclarecer essa opnião da mairoria que não conhece sobre o assunto mostrando que traz também muitos beneficios para sociedade.
Citarei alguns desses beneficios para vocês leitores ficarem mais cientes espero que gostem !
É muito benéfica na desinfecção de materiais médicos pois não destrói o material, não deixa resíduos e mata as bactérias e vírus que podem estar presentes nos materiais.
Raio-x-Fins bélicos( bombas)
-Produção de energia
-Datação radiométrica, através do carbono-14
-Transmutação , na qual muda-se o elemento
-Radioterapia ou esterilização de material médico
-Tratamentos médicos( quimioterapia ou radioterapia)
-Radiografia de peças industriais
-Na indústria alimentícia, onde utilizam-se radiações de alta energia, evitando que frutas se estraguem mais rapidamente ou brotem ramificações
-No diagnóstico de doenças como tireóide
Como podem ver são inumeros beneficios !
Muito obrigado ler nossos comentarios espero que gostem ! Um abraço a todos que visitaram !

Márcio Nascimento de Souza disse...

Concerteza Luiz.
A rediotividade traz muitos beneficios para a sociedade. Ser atingido por radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível. Bem diferente de ser atingido por uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito destrutivo é sentido e contatado na hora.
A radiação ataca as células do corpo individualmente, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células. Isso, por sua vez, provoca com o tempo conseqüências biológicas no funcionamento do organismo como um todo; algumas conseqüências podem ser percebidas a curto prazo, outras a longo prazo.; às vezes vão apresentar problemas somente os descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alteração genética induzida pela radioatividade.

Taty disse...

É estou de acordo com o que Luiz, e Marcio disseram aqui. A Radioatividade, como qualquer outro elemento tem seus benefícios e malefícios, diria até que os malefícios não são de FATO "malefícios" diria que é o mal uso.Tudo o que é usado de forma incorreta, trás, de alguma forma, algum mal. E no caso da radioatividade os efeitos não vêm de imediato, não sentimos dor, nem odor. Viemos descobrir que fomos atingidos pela radiação depois de alguns anos, dependendo da gravidade do problema com a radiação, posso ser passado problemas biologicospara outras gerações!

Cuidado

Débora Lessa disse...

Como foi dito na matéria, a radioatividade é um assunto polêmico. A princípio o que sabemos é o que nos assusta: o efeito em caso de contaminação. Mas também é bastante utilizada na medicina, na área industrial e para diversas outras finalidades que ajudam e facilitam a vida das pessoas. Mas é complicado extamente porque não sabemos o que prevalece quando se balanceia os prós e os contras do uso deste fenômeno. A palavra chave é conhecer. Devemos buscar o conhecimento do assunto e a partir daí ter uma opinião formada.

blarg disse...

queria mandar a dilma se fuder

Postar um comentário